Cirurgia Refrativa: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
São utilizadas para correção de graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo. O laser é aplicado na superfície da córnea, removendo, calculadamente o tecido corneano, ao mesmo tempo que a molda.
O primeiro critério para a indicação desta cirurgia é a estabilidade do grau. Considera-se estável casos em que não há variação do grau por um período de 2 anos em pacientes acima dos 20 anos de idade, com acompanhamento oftalmológico semestral. Mesmo assim não é um critério definitivo. O paciente deve ser submetido a exames específicos para avaliar se pode, efetivamente, ser submetido à aplicação do laser – topografia e paquimetria - além, do exame oftalmológico completo.
As técnicas disponíveis mais utilizadas são PRK e LASIK. Na primeira aplica-se o laser, praticamente, na camada externa da córnea. Na segunda confecciona-se um flap na córnea, aplicando-se o laser por baixo deste. O flap pode ser feito com um bisturi automatizado ou utilizando-se um laser chamado femtosecond.
Nas cirurgias de miopia o laser promove um aplanamento da córnea, removendo tecido da área central. A córnea ficará menos encurvada e os raios luminosos incidirão mais atrás, na retina.
Nas hipermetropias o laser remove tecido da região periférica, encurvando a córnea, aumentando seu poder de convergência. O foco luminoso que estava atrás da retina, passa a incidir nesta.
Nos astigmatismos, em que há meridianos com diferentes curvaturas, o laser encurva ou desencurva, calculadamente, para obter uma curvatura final uniforme, que leve todos os raios para a retina.
Pré e Pós operatório
- Não há necessidade de jejum para a cirurgia de miopia.
- No pós-operatório não é permitido coçar ou tocar os olhos; não utilizar maquiagem por 30 dias; evitar situações de impacto, como esporte com bola, por exemplo; não praticar natação por 30 dias; utilizar óculos escuros com filtro anti-UVA/anti-UVB.
Digite o que você procura